Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) e a Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia) se reuniram, no dia 17/07/2024, na Superintendência Regional do Trabalho/MG, visando a solução de questões inerentes ao pagamento correto do piso salarial da enfermagem e reflexos decorrentes.
A mediação foi presidida pela dra.Alessandra Parreiras Ribeiro e contou com a presença de Tiana Barbosa SIlva, diretora do SEEMG e Dr. João Henrique Kühl Bicalho, representando o Sindicato, além da Dra. Lilian Katiusca Melo Nogueira e do Dr. Afonso Ferreira da Silva Junior, representando a Fundação Benjamin Guimarães.
Diante dos novos cálculos apresentados pelo hospital, retificando a metodologia e corrigindo os equívocos inerentes à forma de cálculo do piso salarial da enfermagem e seus reflexos, bem como, da proposta aprovada em assembleia, de pagamento das diferenças apuradas, de maio a dezembro de 2023, em 5 parcelas, a partir de agosto de 2024, e para os desligados serão convocados para realização de rescisão complementar.
Ficou acordado que será realizada minuta com as disposições estabelecidas, que deverá ser apresentada no processo de mediação.
As partes acordaram,ainda, que a instituição deverá apresentar nova planilha com as diferenças do ano de 2024, que deverá ser encaminhada para o Sindicato analisar e conferir as informações e valores.
Uma nova reunião virtual entre as partes foi agendada para o dia 23/08/2024, com o objetivo de finalizar os ajustes contábeis do ano de 2024 e proporcionar aos enfermeiros o correto pagamento do passivo decorrente do piso da enfermagem.