A história do Sindicato dos Enfermeiros remonta ao ano de 1982, quando diversos enfermeiros se reuniram com o objetivo de criar um órgão de representação da categoria em Minas Gerais. O encontro resultou no registro da Carta Sindical, homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1985, ano em que nasce o SEEMG.
Em 1996 foi realizada a primeira convenção coletiva de trabalho (CCT) para as negociações de melhores condições de trabalho para a categoria. Mesmo com uma fraca representatividade até o presente, a classe conquistou diversos direitos, dentre eles: carga horária de revezamento de 12/60 horas; adicional noturno de 25% aplicados sobre o salário básico do enfermeiro; estabilidade de 150 dias para licença maternidade e 05 dias para licença paternidade e percentual de 100% para hora extra.
Este ano (2014), dois grupos de enfermeiros demonstraram interesse em disputar as eleições para a direção do SEEMG. As votações ocorreram com algumas dificuldades, uma vez que o número de associados aptos ao voto não era suficiente no primeiro turno das eleições (02 de abril). Eram necessários 116 votos, mas apenas 76 foram obtidos.
Representar legalmente os enfermeiros do Estado de Minas Gerais,objetivando melhorar As condições de trabalho e atendimento aos seus anseios, assim como,garantir a autonomia da representação sindical e manutenção do espírito democrático nas instituições.
Promover competências para controlar, analisar e planejar, norteando uma tomada de decisão consciente e mais assertiva, pactuando pela probidade administrativa e pelos princípios democráticos da gestão.