O encontro teve como objetivo discutir o acordo relacionado aos descontos indevidos aplicados ao Piso Salarial da Enfermagem no decorrer de 2024, uma questão que vem preocupando a categoria.
Durante a assembleia, foram apresentadas propostas para regularizar as diferenças salariais que foram pagas de forma incorreta. A solução acordada prevê o pagamento dessas diferenças em 5 parcelas, que se somarão às 5 já iniciadas em agosto de 2024. Para os profissionais que não estão mais na instituição há mais de um ano, o pagamento será realizado em parcela única no mês subsequente à assinatura do acordo. Para aqueles com menos de um ano de contrato, os ajustes serão processados diretamente no hospital, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Além disso, ficou decidido que os colaboradores desligados serão convocados para a realização de uma rescisão complementar. A proposta foi aceita pelos presentes, e a próxima etapa será uma mediação marcada para o dia 10 de setembro de 2024, às 13h30, no Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), para formalizar a assinatura do acordo.
As negociações entre o SEEMG e o Hospital do Baleia vêm sendo conduzidas há meses. Em julho de 2024, o sindicato se reuniu com a gestão da Fundação Benjamin Guimarães para discutir os cálculos de pagamento dos profissionais. Desde então, o SEEMG tem se mantido firme na defesa dos direitos dos/as enfermeiros/as, promovendo reuniões e assembleias para garantir que o Piso da categoria seja aplicado corretamente e que todos os direitos trabalhistas sejam respeitados.