O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) participou da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Juiz de Fora/MG, que ocorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2024. Representando o SEEMG, estiveram presentes a diretora e Conselheira Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Nilza Rocha e o suplente do conselho, Adriano Goulart Lara Santos. Este evento foi de grande importância para discutir e planejar melhorias nas condições de trabalho e na educação dos profissionais de saúde.
No primeiro dia da Conferência, um dos momentos de destaque foi a palestra de Ivone Garcia da Silva, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, que aborda "Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS". Nilza Rocha fez um adendo durante essa apresentação, na qual destacou a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos profissionais de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A diretora do SEEMG apontou que essa sobrecarga frequentemente resulta em casos de assédio e agressão contra os profissionais de saúde, tornando urgente a necessidade de políticas eficazes de acolhimento e suporte aos servidores. Ela também cobrou uma proposta do departamento dos trabalhadores para que façam um fluxo de acolhimento para o servidor.
Outras eixos fizeram também compuseram o encontro com temas de extrema relevância como "Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde'", ministrada por Letícia Gonçalves e "Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer", ministrada por Erika Silva.
A programação do segundo dia contemplou o início do trabalho em grupo, a plenária final e a eleição dos delegados para etapa estadual da 4ª CEGTES. Nilza participou ativamente das discussões do eixo 3 "Educação Permanente", no qual foram retiradas as propostas para as eleições no âmbito municipal, estadual e federal.
Nilza Rocha também foi indicada com o apoio dos colegas Anderson Gonçalves, Fernando Farinelli, Luciano Ferreira, Deise Medeiros e Claudia Máximo, todos representantes do seguimento dos trabalhadores do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, para se tornar delegada no âmbito estadual, juntamente com Michele Resende, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) e Cláudia Máximo, assistente social, indicadas como delegadas no segmento trabalhador da Conferência.
A presença do SEEMG na conferência reforça o seu compromisso com a defesa dos direitos e interesses da categoria. O Sindicato seguirá empenhado em promover um ambiente laboral mais seguro e justo para os/as enfermeiros/as.