SEEMG presente em reunião do Conselho Estadual de Saúde para discutir terceirização do Hospital Maria Amélia Lins

Studium Eficaz Criado em: 24/03/2025 10:16:00

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG) esteve presente em uma importante reunião do Conselho Estadual de Saúde, no dia 15 de março de 2025.

O encontro teve o objetivo de discutir questões relacionadas à terceirização do Hospital Maria Amélia Lins, assim como seus impactos nas condições laborais dos trabalhadores e da qualidade do atendimento prestado. O Sindicato esteve representado pela diretora Érika Santos, que é também conselheira estadual de saúde.

A reunião aconteceu num contexto em que o Governo do Estado anunciou a terceirização do hospital Maria Amélia Lins, preocupando os profissionais e gestores de saúde. Além disso, fechou o bloco cirúrgico do hospital há três meses para que houvesse reformas e manutenção de equipamentos. Todavia, o Conselho não concorda com essa decisão e solicitou a suspensão do edital que prevê a transferência da gestão para uma entidade privada sem fins lucrativos. Além disso, esse movimento tem levado a realocação de pacientes para o Hospital João XXIII, gerando sobrecarga e insatisfação.

Por fim, ficou decidido na reunião que será criado um Grupo de Trabalho(GT) para acompanhar de perto as questões do Hospital Maria Amélia Lins e garantir os direitos dos profissionais e a qualidade do serviço oferecido. Érika Santos foi indicada para integrar o GT, além de assumir a suplência no conselho local da Santa Casa e do Hospital das Clínicas. O SEEMG parabeniza a diretora Érika Santos e reitera seu compromisso em seguir acompanhando os desdobramentos dessa situação, buscando sempre o melhor para a categoria da enfermagem.