SEEMG participa de reunião no MTE para discutir e negociar ACT dos trabalhadores da Santa Casa de BH

Studium Eficaz Criado em: 24/03/2025 10:16:46

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG), representado por seu presidente Anderson Rodrigues, participou no dia 19/3/25 de uma reunião convocada pela Santa Casa de Belo Horizonte, na sede do Ministério de Trabalho de Emprego, para iniciar a discussão das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho(ACT), pontuando critérios que definam o grau de insalubridade fixa. Além do SEEMG, estiveram presentes o presidente da Santa Casa, os representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Caeté, Sabará e Vespasiano(SINDEESS) e do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Minas Gerais(Sinfito-MG).


Para o presidente do SEEMG, a proposta do acordo contém cláusulas que impedem sua viabilidade, como não incluir as(os) trabalhadoras(es) que migram de um setor para o outro. ‘’A preocupação da instituição é estabelecer um parâmetro para ver quem tem direito ao adicional de insalubridade. Nós pensamos que essa questão será desafiadora, porque o trabalhador migra de um setor para outro ou de um andar para outro, sem falar das doenças que ficam, às vezes, incubadas, e o hospital, às vezes, nem sabe que o paciente está com doença e o trabalhador tem contato com eles’’, ressalta.


Por fim, ficou determinado a criação da Mesa de Negociação, que prevê a realização de reuniões mensais para elaboração da construção conjunta e o MTE deverá indicar um perito para auxiliar nas tratativas. O SEEMG reitera que seguirá atuando em prol de melhores condições laborais e valorização profissional da categoria, garantindo que nenhum profissional seja negligenciado ou excluído de possíveis acordos.