O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) participou de uma importante reunião de mediação no Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), no dia 9/1/24, na Gerência Regional do Trabalho de Minas Gerais. A reunião tinha como objetivo formalizar a Convenção Coletiva. A mediação foi conduzida pela mediadora Alessandra Parreiras Ribeiro e contou com a presença de representantes do Sindicato de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Juiz de Fora (SINDSAUDE-JF).
Durante a reunião, foi solicitada uma prorrogação de prazo pelo sindicato patronal, que alegou dificuldades devido o período de festas e da necessidade de reunir as bases dos hospitais para a mediação. Houve ajuste na data a de prorrogação e o SEEMG ressaltou sobre a mobilização dos profissionais de enfermagem e a expectativa pela conclusão das negociações coletivas e se comprometeu a apresentar os resultados da assembleia com os hospitais até o dia 17/1/24.
Ficou acordado que as partes se reunirão, virtualmente, no dia 23/1/2024, às 16h, além da marcação de uma nova sessão de mediação por videoconferência para o dia 30/1/2024, às 15h30. O objetivo é a finalização do procedimento, com o registro da convenção coletiva e demais encaminhamentos.
Acusações de falta de repasses
Paralelamente, o presidente do SEEMG, Anderson Rodrigues falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos hospitais de Juiz de Fora em relação aos repasses da Prefeitura Municipal, afirmando que o Sindicato está monitorando de perto a situação. Em relação às acusações de falta de repasse por parte da Prefeitura, a Secretaria de Governo, representada por Cidinha Louzada, esclareceu que os repasses foram realizados conforme o previsto, destacando que a Emenda Constitucional 109/2021 impactou no cronograma devido à necessidade de retenção de 5% do orçamento municipal. Por fim, ela ressaltou que todos os hospitais de Juiz de Fora já receberam os repasses no dia 3/1/24, explicando que a situação não se trata de falta de recursos, mas sim de adequação ao cenário que a emenda estabelece.