O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG), por meio do presidente e diretor de comunicação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Anderson Rodrigues, e demais entidades sindicais, representadas por: Rogério Fernandes, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais (FEESSEMG), Wilson Geraldo, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Minas Gerais (FETICOM),Thiago Agnelo de Souza Salun, secretário da Saúde de Passos/MG, Aline Gomes Macedo, presidente da Câmara dos Vereadores e Diego Rodrigues de Oliveira, prefeito de Passos/MG, estiveram presentes junto ao Ministério do Trabalho do Emprego no debate público que aconteceu, no dia 31/1/24, em Passos/MG.
O Superintendente do Ministério do Trabalho no Estado de Minas Gerais, Carlos Calazans, reforçou pautas de relevância, abordando os temas sobre a dignidade e o emprego. Trouxe dados sobre o índice do trabalho escravo em Minas Gerais. Também enfatizou sobre a importância da parceria com os sindicatos de saúde na defesa dos direitos de todos/as os/as trabalhadores/as. O cumprimento das fiscalizações e dos direitos devidos à enfermagem, como o piso salarial nacional, também fizeram parte da discussão.
Os sindicatos abordaram questões como o empenho da categoria em manter um diálogo com o meio sindical. O presidente do SEEMG relatou que a comunicação com todos os estados é de extrema importância para uma construção efetiva. “Temos encontrado algumas dificuldades para ter um contato direito com os trabalhadores/as, principalmente, de cidades menores. Mas, são em encontros como esse que conseguimos reestabelecer essa conexão próxima aos enfermeiros e enfermeiras”.
Falaram também sobre uma novidade que vai trazer mais facilidade e informação à categoria: o lançamento do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) digital. O sistema foi desenvolvido com o objetivo de acabar com as tentativas de empresas em burlar o pagamento devido.
Estiveram presentes na audiência:
Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Passos e Região (SINDCOM)
Sindicato da Construção e Mobiliário de Passos e Região (SINDICONSTRO)
Sindicato da Saúde de Passos e Região (STSP)
Carlos Calazans - Superintendente do Ministério do Trabalho no Estado de Minas Gerais
Rogério Fernandes - presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais (FEESSEMG)
Wilson Geraldo - presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Minas Gerais (FETICOM)
Anderson Rodrigues - presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) e diretor de comunicação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE)
Thiago Agnelo de Souza Salun - secretário da Saúde de Passos/MG
Aline Gomes Macedo - presidente da Câmara dos Vereadores
Diego Rodrigues de Oliveira - prefeito de Passos/MG