O encontro, que aconteceu no auditório do Colégio Santana, teve o tema principal “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer." Visando abordar questões de urgência e importância para os trabalhadores/as da saúde, a Conferência dividiu-se em três eixos temáticos:
Também foram votadas propostas que tinham o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade da assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo como referência à carta de Ottawa para a Promoção da Saúde de 1986, a qual tem como pré-requisito o lazer, a paz, intersetoriedade, moradia, renda, alimentação e segurança, o evento reafirmou a importância do trabalho humanizado e da gestão eficiente para com os/as trabalhadores/as.
O SEEMG enxerga essa discussão amplificada como um avanço no relacionamento com os/as enfermeiros/as de Itaúna. O Sindicato defende a ideia que os profissionais precisam ter um ambiente favorável para o seu crescimento, objetivando também uma gestão que garanta a execução respeitosa e íntegra para que eles estejam bem para cuidados da população.