Um dos principais pontos do acordo é o reajuste salarial de 3,4% que será aplicado sobre o salário vigente em 31 de março de 2024. Além disso, o vale-alimentação e o auxílio-creche também serão reajustados. Este último, específico para colaboradores de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Conceição do Mato Dentro, passará de R$ 273,00 para R$ 282,28 por mês e por criança recém-nascida. Este ajuste é fundamental para acompanhar o custo de vida nessas regiões.
O acordo também prevê um compromisso para negociação de um novo ACT a partir de 2025, garantindo continuidade nas melhorias das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem. Entre outros benefícios destacados, está a remuneração de horas extras com adicional de 100% e o pagamento de adicional noturno de 40% (para trabalhadores/as que recebem acima dos 40% fica garantida à permanência do benefício no percentual exercido, não podendo a instituição reduzi-lo). A estabilidade para gestantes e a licença-paternidade de 5 dias corridos também foram asseguradas.
Anderson Rodrigues, presidente do SEEMG, enfatizou a importância desse acordo para a valorização dos profissionais de enfermagem. “Conseguimos avanços que refletem o reconhecimento do trabalho árduo dos nossos/as enfermeiros/as. Continuaremos lutando por melhores condições e benefícios para toda a categoria”, afirmou Anderson.
Arquivos complementares: