SEEMG e Hospital do Baleia fecham acordo para pagamento do piso da enfermagem aos trabalhadores

Studium Eficaz Criado em: 10/09/2024 10:53:08

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG), representado por seu presidente e diretor de comunicação da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), Anderson Rodrigues, participou de uma importante etapa de mediação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco nas negociações com o Hospital do Baleia. 


A reunião, realizada no dia 9 de setembro de 2024, de maneira virtual, com a Superintendência Regional do Trabalho/MG, discutiu o pagamento das diferenças salariais referentes ao Piso da Enfermagem para o ano de 2024. Essas negociações, iniciadas em novembro de 2023, vêm sendo acompanhadas de perto pelo SEEMG, com o objetivo de garantir os direitos da categoria.


Durante a mediação, ficou acordado que as diferenças salariais serão quitadas em cinco parcelas, começando em outubro de 2024. Além disso, o hospital se comprometeu a pagar as rescisões complementares dos/as enfermeiros/as já desligados/as da instituição. O acordo inclui o envio regular de comprovantes de pagamento ao sindicato e ao MTE, garantindo transparência e fiscalização contínua.


Foi reforçada a importância do Hospital comprovar todas as transferências realizadas até a data de cada pagamento, incluindo as rescisões dos colaboradores desligados. A assinatura do acordo foi anexada ao processo de mediação no MTE, garantindo maior segurança jurídica para ambas as partes. A próxima reunião de mediação está agendada para o dia 30 de dezembro de 2024, onde será avaliado o cumprimento das obrigações assumidas.


O presidente do SEEMG, Anderson Rodrigues, destacou o empenho de todas as partes envolvidas, incluindo o MTE e o Hospital do Baleia, representado pelo Dr. João Bicalho, na busca por uma solução justa e eficiente para garantir os direitos dos/as enfermeiros/as. O SEEMG seguirá vigilante para assegurar que o Piso da Enfermagem seja devidamente aplicado e que os compromissos assumidos sejam cumpridos.