O Congresso contou com uma programação intensa e rica visando demonstrar a importância da CUT para a sociedade, os movimentos sociais e a esquerda em geral. A definição de estratégias e elaboração de um plano de lutas que abarcasse toda população foi critério importantíssimo estabelecido.
A concretização das eleições dos delegadas e delegados fora realizado durante determinação de debates já estabelecidos na programação. A votação do Texto Base da Direção Executiva Nacional, foi construída juntamente com as correntes políticas que compõem a Central.
No 2° dia do Congresso, 19/8/23, teve-se a reeleição do Jairo Nogueira Filho, do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro/MG), para mandato 2023/2027. “Conseguimos incluir mais sindicatos na direção e prosseguimos com a responsabilidade de levar esta bandeira que é o lema do nosso CECUT, Democracia, trabalho e luta; resistir em Minas Gerais, para devolver a dignidade e os direitos da classe trabalhadora. Vamos lutar muito para que a nova diretoria consiga atender aos anseios de trabalhadoras e trabalhadores”, disse ele
Anderson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais e diretor de comunicação da Federal Nacional dos Enfermeiros, reitera a necessidade e a importância do Congresso para a classe trabalhadora e sindical. “A construção de uma sociedade onde os trabalhadores e trabalhadoras são valorizados é a afirmativa que garante a evolução do processo, da luta e da representatividade” diz ele.