SEEMG assina termo aditivo da CCT junto a Santa Casa de JF

Studium Eficaz Criado em: 01/10/2024 15:29:33 - Modificado em:01/10/2024 15:29:32

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) informa a assinatura do termo aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) junto à Santa Casa de Juiz de Fora, no dia 30 de setembro de 2024. 


O documento traz avanços importantes para os trabalhadores/as, garantindo a implementação de novos benefícios e melhorias nas condições de trabalho dos/as enfermeiros/as da instituição.


A partir de 1º de outubro de 2024, a Santa Casa passa a adotar um piso salarial para os profissionais de enfermagem, considerando a carga horária desempenhada. Com isso, os/as enfermeiros/as que cumprirem uma jornada de 180 horas mensais terão um salário de R$ 4.120,67, enquanto aqueles/as com jornada de 220 horas mensais receberão R$ 5.036,37. 


Além disso, os preceptores dos setores fechados serão remunerados pelas horas-aula ministradas aos estagiários da Escola de Enfermagem.


Outras conquistas incluem a garantia de que enfermeiros/as do turno noturno e de finais de semana não atenderão simultaneamente aos setores aberto e fechado, salvo em situações de extrema urgência devidamente justificadas. A carga horária exercida pelos profissionais também será registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), reforçando a transparência nas jornadas de trabalho. 


Além disso, será implementado, em até 60 dias, um local de descanso específico para os profissionais de enfermagem, que atenderá a critérios de conforto e segurança, sendo arejado, provido de mobiliário adequado, conforto térmico e acústico, instalações sanitárias e espaço compatível com a quantidade de profissionais em serviço. 


Essas melhorias representam um grande avanço nas condições laborais, promovendo o bem-estar e a valorização dos/as  enfermeiros/as.