Prefeitura de Belo Horizonte lança teleconsulta com enfermeiros/as para agilizar atendimento em casos leves

Studium Eficaz Criado em: 06/11/2024 16:19:39

Seção: Notícias

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou, no dia 30 de outubro de 2024, um novo serviço de pré-atendimento em teleconsulta, realizado por enfermeiros/as, para melhorar o atendimento à população da capital mineira.


 O pré-atendimento permitirá que os profissionais de enfermagem avaliem as queixas iniciais dos pacientes, oferecendo orientações ou encaminhamentos necessários para consultas médicas, quando o problema exigir intervenção médica. Esse serviço tem como foco principal o atendimento de casos leves, como sintomas respiratórios, arboviroses, diarreias e dores de cabeça, visando otimizar o sistema de saúde e reduzir o tempo de espera dos cidadãos.


Para utilizar o serviço, o cidadão precisa estar cadastrado em uma das 153 unidades de saúde de Belo Horizonte e acessar o link disponibilizado pela PBH para agendamento da consulta online. Durante o pré-atendimento, o enfermeiro poderá resolver a demanda do paciente, quando possível, ou direcioná-lo para uma consulta médica. As consultas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, após o atendimento, o paciente recebe as orientações e documentos necessários por e-mail em até 24 horas, facilitando o acesso a receitas e exames.


Essa iniciativa reforça o importante papel dos/as enfermeiros/as no atendimento primário, contribuindo para desafogar a rede de saúde e garantir assistência mais ágil e eficiente à população. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) apoia a valorização da categoria na linha de frente da saúde pública e ressalta a importância de melhorar as condições laborais e reconhecimento profissional para que esses profissionais possam continuar oferecendo um atendimento de qualidade à população.