A causa do câncer de mama não é única, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como: idade avançada, histórico familiar de câncer de mama, uso de hormônios sintéticos, exposição à radiação ionizante, obesidade, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo.
Por outro lado, existem alguns fatores que podem proteger as mulheres do câncer de mama, como: gravidez e amamentação, atividade física regular e alimentação saudável.
A detecção precoce do câncer de mama é a melhor forma de garantir um tratamento eficaz e aumentar as chances de cura. Por isso, é recomendado que as mulheres realizem o autoexame das mamas mensalmente e procurem um médico se notarem alguma alteração. Além disso, as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos, que é o exame capaz de identificar lesões suspeitas antes mesmo de serem palpáveis.
O Sindicato dos Enfermeiros do estado de Minas Gerais (SEEMG) ressalta a importância do Outubro Rosa e do Sistema Único de Saúde (SUS) responsável por ações de identificação, tratamento e prevenção da doença. “ O nosso objetivo é contribuir com a disseminação das informações sobre o câncer de mama e, assim, ajudar mais mulheres na prevenção e no controle da doença”, afirma Anderson Rodrigues, presidente do SEEMG.