Disponibilização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) aos profissionais de Enfermagem durante o combate a pandemia do Covid-19.
O Conselho Regional de Enfermagem – Coren-MG, orienta que os Enfermeiros responsáveis técnicos e responsáveis pelos serviços de saúde disponibilizem equipamentos de proteção individual para os profissionais de Enfermagem em quantidade suficiente, conforme os protocolos e recomendações do Ministério da Saúde.
Este Conselho lembra os profissionais da Enfermagem a importância de seguir as recomendações de uso dos EPI´s, empregando os materiais com responsabilidade, compromisso e ética. Reitera-se que os profissionais reforcem os cuidados como: realizar higienização das mãos; evitar contato com o rosto; paramentar-se e desparamentar-se conforme os protocolos; evitar circular na instituição ou fora dela portando os EPI´s utilizados na assistência direta aos pacientes contaminados; realizar assepsia frequente dos materiais e equipamentos utilizados na assistência; seguir as recomendações de proteção de seus familiares e contatos diretos.
Os profissionais de Enfermagem estão na linha de frente do cuidado com os pacientes e, portanto,estão mais propícios a serem afetados pela contaminação com o coronavírus. A assistência aos pacientes enfermos não poderá parar, por isto, esta autarquia aconselha a sociedade a seguir as recomendações da equipe de Enfermagem, utilizando os equipamentos de proteção conforme seja orientado.
Os profissionais de Enfermagem encontram-se empenhados em assegurar a qualidade da assistência e a segurança de todos e, para isto, devem dispor de EPI´s durante toda a atividade assistencial.
Belo Horizonte,18 de março, de 2020.
Enfa. Carla Prado Silva
Coren-MG-148.967-ENF
Presidente do Coren-MG
Arquivos complementares: