No dia 27/2/24, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho/MG, continuou a mediação entre o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) e a Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia).
O encontro teve por objetivo abordar questões relacionadas ao descumprimento da legislação trabalhista, especialmente no que diz respeito ao pagamento do piso salarial da enfermagem e reflexos decorrentes.
A mediação foi presidida por Alessandra Parreiras Ribeiro e contou com a presença de Anderson Rodrigues, presidente do SEEMG e diretor de Comunicação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), e o Dr. João Henrique Kühl Bicalho, assessor jurídico do Sindito. Pela Fundação Benjamin Guimarães, esteve presente a Dra. Lilian Katiusca Melo Nogueira, assessora jurídica da instituição.
Durante a videoconferência, Anderson Rodrigues destacou a importância da metodologia correta do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem e seus reflexos. Em resposta, a representação patronal registrou que ainda não teve retorno do Ministério da Saúde acerca do acolhimento ou não da metodologia com base na nova planilha, tendo, ainda, assumido o compromisso de, conforme definição do Ministério, solicitar, por meio de Ofício, os valores correspondentes ao retroativo.
O SEEMG requereu sua participação na elaboração do mencionado Ofício. A representação patronal assumiu o compromisso de enviar à representação sindical, até o dia 06/03/2024, a prévia desse Ofício. Uma nova reunião virtual entre as partes foi agendada para o dia 25/03/2024, com o objetivo de discutir ajustes e diferenças devidas no ano de 2023 e adequação para o ano de 2024.