Mesa SUS: Sindicatos levam demandas urgentes à SMS Contagem

Studium Eficaz Criado em: 03/12/2024 08:30:40

Seção: Notícias

No último dia 26 de novembro/24, foi realizada no Gabinete do Secretário de Saúde de Contagem a reunião da Mesa SUS, encontro periódico entre a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os sindicatos representativos das categorias da saúde. Estiveram presentes representantes do SEEMG, do SindSaúde Contagem e do Sinmed.


Durante a reunião, foram pautados assuntos relevantes como:

 •Denúncias de assédio de gestores contra servidores;

 •Falta de diálogo entre a gestão e a Superintendência de Saúde Ambulatorial (SSA);

 •Suspeita de contaminação da água no Hospital Municipal de Contagem;

 •Pleito das enfermeiras obstetras do Centro Materno Infantil.


A coordenação da Mesa SUS acolheu as demandas apresentadas e destacou que todas serão encaminhadas para análise e tratativas.


Concursos e Debates Sobre a Valorização dos Profissionais

Foi anunciado pela SMS que, no primeiro semestre de 2025, haverá um concurso público para a saúde, além de um novo processo seletivo simplificado para enfermeiros da família.

Durante a reunião, a necessidade de valorização da enfermagem foi amplamente debatida. A coordenação da Mesa SUS se comprometeu a encaminhar as solicitações da categoria para os fóruns de debate competentes, reafirmando a importância de ações concretas que melhorem as condições de trabalho dos profissionais.

Foi também informado que, até fevereiro de 2025, será realizado o pagamento retroativo do piso salarial da enfermagem aos profissionais elegíveis, após autorização já concedida.

Além disso, em 2025, a SMS revisará os processos de afastamento, desvios de função e flexibilizações de carga horária, buscando otimizar os quadros de trabalhadores e melhorar o funcionamento das unidades de saúde.


Demandas Sindicais

Outras demandas apresentadas pelos sindicatos incluíram:

 •Retomada da revisão da lei do Plano de Cargos e Carreiras;

 •Implementação da lei que regulamenta o plano de saúde para os servidores;

 •Normativa para definir o fluxo de atestados de comparecimento;

 •Recomposição dos quadros de enfermagem;

 •Pagamento do retroativo do piso salarial da enfermagem.


Foi também destacado o envio, pelo SEEMG, de um ofício cobrando o pagamento do Incentivo Adicional de Qualidade, conforme estabelece a Portaria 3493 de 10 de abril de 2024. A gestão foi acionada para atender a essa demanda essencial para os trabalhadores.


Compromisso com os Trabalhadores

O SEEMG continuará acompanhando as tratativas e cobrando respostas efetivas da gestão. Reiteramos nosso compromisso com os profissionais da enfermagem e com a defesa dos direitos e valorização da categoria.

Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato conosco.