ENFERMEIRA É DIAGNOSTICADA COM COVID-19 EM SÃO JOÃO DEL-REI

Weder Hovadich Gonçalves Criado em: 09/05/2020 13:22:59

Seção: Notícias

Por: Kamila Amaral - Notícias Gerais

Nesta sexta (8) foi confirmado mais um caso de Covid-19 em São João del-Rei. Apuração do Notícias Gerais indica que a paciente, uma mulher de 51 anos, é enfermeira na cidade.

De acordo com o comunicado do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei, a mulher cumpre quarentena domiciliar e apresenta quadro de saúde estável.

Esse é o 11° caso confirmado de Covid-19 na cidade. E pela primeira vez, é confirmada a infecção de um profissional de saúde.

Entre os pacientes diagnosticados com a doença, seis já foram liberados da quarentena. Entre os cinco restantes, um segue internado no Hospital de Nossa Senhora das Mercês e os demais cumprem quarentena domiciliar.

Sindicato estadual indica orientação

A categoria dos enfermeiros não tem um protocolo próprio para os casos de infecção pelo novo coronavírus, como explica o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG), Anderson Rodrigues. “Seguimos o protocolo geral de afastamento por 14 dias”, esclarece.

Apesar de todas as preocupações, os pacientes com quem o profissional teve contato não são testados. “O ideal era testar todos na saída e na volta do afastamento, mas não é a realidade”, comenta Rodrigues.

Panorama estadual

Segundo um levantamento – realizado pelo SEEMG na segunda quinzena de abril – cerca de 400 profissionais de enfermagem já estavam infectados, naquela data, pelo novo coronavírus. Duas mortes, de profissionais da área, constam no levantamento, uma registrada em Juiz de Fora e uma em Contagem.

Esses são números não oficiais. “Os 400 são extraoficiais, devido as subnotificações e ao medo de preconceitos”, esclarece o presidente do sindicato, que acrescenta: “preconceitos que já estão acontecendo com os profissionais de saúde”.


Fonte: Notícias Gerais