Enfermagem mineira unida: SEEMG e outras entidades traçam plano de ação diante das mudanças no pagamento piso salarial

Studium Eficaz Criado em: 24/01/2024 17:51:49 - Modificado em:24/01/2024 17:51:48

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) participou de uma importante reunião na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais( Coren), quando contou com a representação da diretora Tiana Barbosa e do presidente Anderson Rodrigues, que também é diretor da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).

Participaram também da discussão a Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais (Feessemg), o Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde no Estado de Minas Gerais (Sintrasaúde-MG), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind Saúde-MG), a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais (ABEn-MG) e o deputado federal Bruno Farias

O tema abordado durante o encontro foi a preocupante situação do Piso Salarial da enfermagem, especialmente após as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que regionalizou o piso e permitiu a redução proporcional da remuneração em jornadas abaixo de 44 horas semanais. Diante desse cenário, os representantes sindicais debateram estratégias e próximos passos para o ano de 2024, visando fortalecer a luta em prol dos trabalhadores da enfermagem.

Além disso, foi ressaltado que em algumas regiões do estado, a Convenção Coletiva que determina o Piso e suas cláusulas não está sendo cumprida. Nesse contexto, as entidades presentes planejaram a construção de uma colaboração unificada para atuar no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores, incluindo encaminhamentos para o Fórum Nacional da Enfermagem. Entre as pautas que serão amplamente debatidas destaca-se o envio de uma carta à Organização Internacional do Trabalho (OIT) para que esta possa intervir no Brasil, especialmente em relação à questão do Piso Salarial e das 30 horas, alinhada com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, ficou acordada a iniciativa de construir uma reunião com a bancada de deputados federais de Minas Gerais, buscando apoio político mais expressivo para as demandas da enfermagem. Essa estratégia visa sensibilizar e engajar os representantes políticos em prol da valorização e garantia dos direitos da categoria.