A pobreza menstrual é uma realidade que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O acesso limitado a produtos de higiene menstrual pode ter sérias consequências, incluindo a evasão escolar e a privação de condições básicas de saúde. Para abordar essa questão, o governo federal lançou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, uma iniciativa destinada a fornecer absorventes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desde o dia 22/1/24, mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil estão oferecendo absorventes gratuitos para aqueles que têm direito ao benefício. Podem usufruir desse programa: Pessoas com idade entre 10 e 49 anos e inscritas no Cadastro Único do governo federal, que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema, são estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda ou que estão em situação de rua.
O processo para adquirir os absorventes é simples e acessível. Basta apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital juntamente com um documento de identidade com foto e CPF. Para aqueles que enfrentam dificuldades em gerar o documento, as Unidades Básicas de Saúde e os equipamentos da assistência social estão disponíveis para fornecer orientações e apoio.