Baixa adesão da 2ª dose da vacina da dengue gera preocupação na saúde de Minas Gerais

Studium Eficaz Criado em: 08/10/2024 14:15:38 - Modificado em:08/10/2024 14:15:37

Seção: Notícias

A aderência à segunda dose da vacina da dengue está gerando preocupação na saúde mineira. Segundo dados do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), em Minas Gerais, das 376,8 mil doses recebidas, apenas 165,5 mil primeiras doses foram aplicadas, e pouco mais de 18,6 mil pessoas retornaram para a segunda dose, o que corresponde a 17% do público elegível.


Em 2024, a contaminação da doença aumentou em todo o mundo, principalmente em razão das mudanças climáticas que estão ocorrendo. O público-alvo da campanha, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, precisa tomar a segunda dose da vacina, uma vez que se trata do segundo grupo que mais desenvolve casos graves e que mais são hospitalizados.


O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) reforça a necessidade da atualização do caderno de vacinação para imunização completa. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o imunizante de maneira gratuita e acessível para todos e todas, por isso, ressaltamos a importância de levarem as crianças e adolescentes para receberem as doses. Vacinas salvam vidas!


ASCOM SEEMG com informações do Gov.br