O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG) reforça que, a partir do dia 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) adota um novo esquema vacinal para a proteção contra a poliomielite, alinhando-se às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo principal é aumentar a segurança e a eficácia da imunização, passando a utilizar exclusivamente a vacina injetável (vírus inativado) em todas as doses.
Como fica o esquema vacinal:
Proteção básica: 3 doses (aos 2, 4 e 6 meses).
Reforços: 2 doses (aos 15 meses e aos 4 anos de idade).
Com essa mudança, a famosa "gotinha" deixa de ser utilizada, eliminando o risco — embora raríssimo — de mutações do vírus atenuado. O foco agora é garantir que todas as crianças menores de 5 anos completem as 5 doses do esquema injetável.
O papel da Enfermagem:
Nós, profissionais de enfermagem, somos a linha de frente dessa estratégia. É nossa responsabilidade orientar os pais e responsáveis, verificar as cadernetas de vacinação e garantir que nenhuma criança fique desprotegida. A pólio é uma doença grave, que pode causar paralisia, e a vacinação é a nossa única ferramenta de erradicação.
Dúvida? Verifique a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos em sua unidade de saúde e oriente a busca ativa.
Vamos juntos manter o Brasil livre da pólio!