ATENÇÃO: Mudança importante no esquema vacinal contra a Poliomielite!

Studium Eficaz Criado em: 23/06/2026 11:44:54

Seção: Notícias

O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG) reforça que, a partir do dia 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) adota um novo esquema vacinal para a proteção contra a poliomielite, alinhando-se às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo principal é aumentar a segurança e a eficácia da imunização, passando a utilizar exclusivamente a vacina injetável (vírus inativado) em todas as doses.

Como fica o esquema vacinal:

Proteção básica: 3 doses (aos 2, 4 e 6 meses).

Reforços: 2 doses (aos 15 meses e aos 4 anos de idade).

Com essa mudança, a famosa "gotinha" deixa de ser utilizada, eliminando o risco — embora raríssimo — de mutações do vírus atenuado. O foco agora é garantir que todas as crianças menores de 5 anos completem as 5 doses do esquema injetável.

O papel da Enfermagem:

Nós, profissionais de enfermagem, somos a linha de frente dessa estratégia. É nossa responsabilidade orientar os pais e responsáveis, verificar as cadernetas de vacinação e garantir que nenhuma criança fique desprotegida. A pólio é uma doença grave, que pode causar paralisia, e a vacinação é a nossa única ferramenta de erradicação.

Dúvida? Verifique a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos em sua unidade de saúde e oriente a busca ativa.

Vamos juntos manter o Brasil livre da pólio!