No dia 2 de julho, O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG) ressalta a importância do Dia do Hospital, instituído pelo Decreto nº 50.871/1961 em homenagem à fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, em 1945. Esta data representa uma oportunidade para refletir sobre a importância das instituições hospitalares e homenagear os profissionais de saúde que diariamente se dedicam ao cuidado da população.
Em Minas Gerais, o papel dos hospitais é essencial, sendo que 9% dos centros de saúde do Brasil estão localizados em nosso estado, segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024. Somos o terceiro estado com maior concentração de centros de saúde, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Essa infraestrutura permite que o povo mineiro receba atendimento de qualidade e que muitos profissionais, especialmente enfermeiros, desempenhem suas funções com excelência e dedicação.
O SEEMG aproveita esta data para destacar o trabalho dos/as enfermeiros/as, que são a espinha dorsal do atendimento hospitalar. Em um estado com uma rede hospitalar tão vasta, a enfermagem mineira representa um elo entre os pacientes e os demais profissionais de saúde. Eles atuam em todos os níveis de atendimento, desde a atenção básica até os cuidados intensivos, garantindo que cada paciente receba o melhor cuidado possível. Neste Dia, o Sindicato reafirma seu compromisso em lutar por melhores condições laborais para os/as enfermeiros/as e pela qualidade do atendimento hospitalar em Minas Gerais.