Existem vários tipos de diabetes, incluindo o Tipo 1, mais comum em jovens e crianças, o Tipo 2, frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento, o Diabetes Gestacional, que ocorre durante a gravidez, e o Pré-diabetes, um alerta de risco. A obesidade é um importante fator de risco para o diabetes tipo 2, ligado a diversos fatores ambientais e comportamentais.
A promoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação adequada, é fundamental na prevenção e no controle do diabetes. O Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, oferece informações e recomendações para uma alimentação saudável. Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes(IDF), o Brasil é o quinto país em incidência de diabetes, com números alarmantes, o que torna a conscientização e a prevenção dessa condição cada vez mais importantes.
O SEEMG ressalta a importância de orientar as pessoas e apoiar a população para lidar com essa condição e reduzir seu impacto na sociedade.