12 de junho - Dia Mundial contra o trabalho infantil

Studium Eficaz Criado em: 12/06/2024 11:53:02 - Modificado em:12/06/2024 11:53:01

Seção: Notícias

No dia 12 de junho, ocorre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data para sensibilizar a sociedade e os governos sobre a persistente realidade do trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este dia, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, tem como objetivo principal alertar para a violação dos direitos fundamentais de milhões de crianças que, ao invés de estarem na escola, estão sujeitas a trabalhos exaustivos e prejudiciais à saúde. No Brasil, campanhas e programas específicos são promovidos para erradicar essa prática, sendo o cata-vento de cinco pontas coloridas o símbolo da luta contra o trabalho infantil.


Em Minas Gerais, apesar de uma redução geral nos registros de trabalho infantil, que diminuiu 16% em 2022 em comparação com 2019, ainda temos 237.222 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É preocupante o crescimento de 35% no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Belo Horizonte, totalizando 11.947 meninos e meninas. Esse aumento evidencia a necessidade de intensificar as ações de fiscalização e proteção aos direitos das nossas crianças


O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) se solidariza com a causa e reforça a importância de uma mobilização contínua contra o trabalho infantil. Reconhecemos que o bem-estar infantil é um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável da nossa sociedade. É preciso que todos unam esforços para garantir que nossas crianças tenham acesso pleno à educação, saúde e lazer, livre de qualquer forma de exploração.