Segundo dados do DataSUS, plataforma do governo federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, as mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020 aumentaram 35%. Apenas no ano de 2020 foram registradas 12.895 suicídios. Minas Gerais foi o segundo estado com maior número de casos, atrás apenas de São Paulo.
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) acredita que todos nós temos um papel importante na conscientização sobre a importância da vida e na prevenção do suicídio, mesmo que esse tema ainda seja considerado um tabu.
A abertura para a discussão é fundamental para encorajar aqueles que estão enfrentando momentos de crise a buscar ajuda, mostrando que há sempre alternativas melhores. Quando alguém chega ao ponto de pensar em suicídio, sua mente se fecha para outras possibilidades, resultando em pensamentos, sentimentos e ações extremamente limitados.
Por isso, encontre ajuda. A qualquer momento você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do 180. O CCV trata-se um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Sua vida é muito valiosa para todos nós!